domingo, 20 de novembro de 2022

Seleção Brasileira, pensadores árabes e o estoicismo

 

Seleção Brasileira, pensadores árabes e o estoicismo





Salaam Aleikum. A Seleção estreia nessa quinta na Copa do Mundo de Futebol contra a Sérvia, no Qatar, e assim não pode pensar muito, apenas ficar sereno frente ao jogo de estreia. Relembrando outras copas, o Brasil começa muitas vezes com muito receio e nervosismo, o que muitas vezes rende um empate ou jogo difícil, com apenas um gol. Com Neymar o Brasil começa forte, e já de jogadores que tem certa sintonia. Sérvia antes era país junto com Montenegro, e já participou de dez copas do mundo, não sendo novato no campeonato. O Brasil não pode se preocupar, mas sim ficar indiferente e mostrar seu jogo, seu potencial e habilidade.





A filosofia árabe tem grande riqueza de pensamento. Deste Averrois, Avicena, Al Farabi e tantos outros, mostrando um jeito rico de ver o mundo. Os árabes inventaram os números da matemática, bem como tinha uma medicina nesses filósofos, que eram médicos em maioria. Outros adversários do Brasil na Copa do Qatar serão na nossa chave, a Suíça e Camarões. O pensamento árabe se baseou muito no aristotelismo, que vem do grego Aristóteles. Nessa copa então o Brasil tem de lembrar da escolástica atrás da bola, buscando o silogismo. O melhor time vencerá a copa, o Brasil é o melhor tima, logo o Brasil vencerá. A finalidade da seleção brasileira é vencer a copa, a sua causa final. Aristóteles é redivivo em campo de futebol.




Já a Suíça pode ser um pesadelo maior ao Brasil, uma vez que em outra copa, em 2018, empatamos o jogo com eles. A Suíça tem recordes de não tomar gols em outras copas, e então abrirmos o placar será fundamental no jogo contra os mesmos. O Brasil tem de ser estoico, não se preocupar com a morte na copa, nem com a dor em jogar. A Suíça ficou em sexto lugar, na copa de 50.






Já Camarões teve uma marca forte na copa de 1994, naquela que ganhamos com aquele nosso timão, de Romário, Cafu, Bebeto, Branco, dentre tantos outros craques. A festa de Camarões também veio em outras copas, mas saiu eliminado em várias copas. Os times africanos jogam de um modo corrido, e o Brasil não deve entrar no ritmo e energia africana, uma vez que já se acostumou com a eurocêntrica. Mas Camarões foi medalhista de ouro na olimpíada de 2000, e se pensando em jogadores de lá, com evolução, vão dar trabalho ao Brasil. A copa começa com um bom jogo de Equador, mostrando que os países latinos vêm para arrasar. O Brasil desfilará em bons jogos, certamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário